Na véspera, o Sindicato Nacional dos Artistas, composto por inúmeras organizações culturais, denunciou em comunicado público a entrega de fundos a entidades ligadas à elite empresarial e política do país, quando muitas mais delas necessitam.
O acontecimento adquiriu tom de escândalo após a transmissão de uma reportagem no canal de televisão La Red na qual se afirma que o Ministério das Culturas deu uma contribuição milionária às galerias de arte Espacio Animat e Patricia Ready.
A primeira é propriedade de Isabel Animat, sogra de Luciano Cruz-Coke, deputado pelo partido de direita Evópoli, e a segunda é de Patricia Ready, muito próxima do bilionário imobiliário Juan Carlos Yarur.
Segundo o relatório, a Galería Animat foi beneficiada com mais de 17.337.000 milhões de pesos chilenos (cerca de 25 mil dólares) do Programa de Apoio a Organizações Culturais Colaboradoras, e a Ready recebeu 99.707.380, milhões de pesos (cerca de 140 mil dólares) do Fundos de emergência 2021.
Em contrapartida, outras entidades culturais do país devem competir para tentar obter recursos que na maioria das vezes não ultrapassem dois milhões de pesos (menos de três mil dólares).
Por este motivo, o deputado Tomás Hirsch, do partido de oposição Ação Humanista, apresentou ofício na Câmara dos Deputados solicitando aos Ministros das Finanças e da Cultura que explicassem os critérios utilizados para beneficiar aquelas entidades e excluir outras.
Da mesma forma, seja prestada informação sobre a entrega de projetos de financiamento com contribuições do Estado de 2018 para cá e sobre todos os fundos, programas e projetos competitivos atribuídos pelo Ministério das Culturas, incluindo montantes e pessoas vinculadas a essas dotações.
A este respeito, Hirsch destacou que os cidadãos têm o direito de saber claramente porque os fundos estão sendo dados a pessoas do mundo do que chamou de ‘Cultura VIP’, enquanto os recursos estão sendo restritos aos sectores do teatro, cinema, música e cultura em geral. enfrentando uma situação crítica como resultado da pandemia.
rgh / rc / fav/gdc