O encontro é realizado na região autônoma de Ningxia Hui (noroeste), vai durar até domingo em sua maioria online e reúne mais de mil empresas nacionais e daquela área que mostram suas principais ofertas em setores como alimentos, tecnologia, eletrodomésticos e produtos de higiene pessoal, entre outros.
Além da exposição, o evento reunirá acadêmicos, líderes empresariais e funcionários do governo em uma cúpula para discutir a colaboração em áreas como inteligência artificial, economia digital, saúde, agricultura, neutralidade de carbono, novas energias e investimentos.
Também está prevista a abertura de dois centros de transferência de tecnologia, um deles entre a China e o Catar.
O presidente chinês, Xi Jinping, saudou o encontro e disse que o seu governo está disposto a promover a cooperação com os países árabes, especialmente no âmbito do projeto Belt and Road, inspirado em antigas rotas comerciais para criar uma mega rede de infraestruturas e intercâmbios comerciais.
Segundo dados oficiais, o gigante asiático é o principal parceiro dessas nações e em 2020 o comércio bilateral ultrapassou os 289 bilhões de dólares.
A China exporta principalmente equipamentos e maquinários de alta tecnologia, enquanto os territórios do Oriente Médio fornecem combustível.
rgh / ymr / fav/gdc