O processo de pesquisa, projeto, fabricação, integração e teste funcional do dispositivo já foi totalmente concluído no Vietnã pelo Centro Espacial Nacional (VNSC), explicou aqui o diretor daquela instituição, Pham Anh Tuan.
Medindo 10 por 10 por 34 centímetros e pesando aproximadamente quatro quilos, o NanoDragon operará em uma órbita sincronizada com o Sol a uma altitude de 560 quilômetros. Sua principal missão será localizar embarcações em alto mar por meio de um sistema semelhante ao conhecido GPS.
O Vietnã deu seu primeiro passo para o céu em 18 de abril de 2008, quando lançou o satélite Vinasat-1, fabricado em conjunto com a multinacional de origem americana Lockheed Martin.
Após quatro anos, foi a vez do Vinasat-2, enquanto em 2013 voaram o VN Redsat-1 (sensoriamento remoto) e o micro satélite ‘Dragon Peak’, agora inteiramente fabricado no Vietnã, mas com apoio do Japão.
O VNSC está atualmente trabalhando em dois satélites maiores, LOTUSat-1 e LOTUSat-2, que foram projetados por especialistas japoneses e serão montados e pilotados por engenheiros vietnamitas.
As tarefas desses dispositivos serão fornecer dados para melhorar a eficiência da gestão de recursos e mitigar os danos causados por desastres naturais, principalmente tufões e tempestades.
rgh / asg / fav