No chamado para a manifestação em frente à sede do Poder Judiciário, o Sindicato Nacional dos Empregados do Fundo e da Previdência Social (Undeca) clama pela ‘Unidade e luta contra o modelo neoliberal. Vemo-nos nesta Grande Concentração.!’ .
Em nota sobre a aprovação da proposta de aumento da idade de aposentadoria das mulheres de 59 anos e 11 meses para 62 anos e dos homens de 62 para 65 anos, que entrará em vigor em 2023, Undeca assegura que o terrível precedente da política intervenção e violação da autonomia do Fundo de Segurança Social da Costa Rica (CCSS).
Denuncia que trabalhadores, autônomos e voluntários contribuem com mais da metade de suas vidas para ter direito a uma pensão cada vez mais precária para uns e miserável para outros.
O texto insiste que a sanção da Diretoria da CCSS – encarregada da saúde pública na Costa Rica – de aumentar a idade de aposentadoria constitui um acordo no melhor estilo neoliberal e ditatorial, rejeitando o estabelecimento de uma mesa de diálogo nacional sobre o assunto. assunto delicado.
Além disso, por se recusar a analisar mais de 400 propostas apresentadas pelo movimento sindical e outros setores sociais.
Desta forma, as reformas são única e exclusivamente pagas caro por homens e mulheres e totalmente isentas de qualquer contribuição para o Governo e o setor empresarial, que mais uma vez nesta crise são favorecidos, sublinha Undeca.
O sindicato do setor saúde pede ‘atenção e não se esqueçam disso, nada mais é do que a tirania política empresarial, que, com a conspiração de acólitos, atinge cerca de um milhão e meio de trabalhadores que contribuem para o IVM’.
rgh/ale/jcfl/gdc