Nas mais recentes reuniões e turnês da maior província de Cuba, autoridades governamentais e membros do Grupo de Trabalho Temporário corroboraram a situação causada pelo Covid-19 nos municípios da Flórida, Esmeralda e Carlos Manuel de Céspedes, com os piores índices de incidência, locais para os quais novas brigadas de profissionais de Saúde Pública foram enviadas recentemente.
Segundo o site da Cadena Agramonte Digital, Carlos Morán, diretor interino de Saúde Pública no território, explicou que 28,93 pacientes foram diagnosticados com a doença até agora somente este ano, um problema que desencadeou alarmes em Camagüey, considerado um território de alto risco no país. O próprio site fez referência à análise da transmissão em locais onde vivem pessoas vulneráveis, como lares de idosos no município de Sibanicú, onde foram detectados vários casos de pessoas idosas infectadas, bem como trabalhadores deste tipo de instituição.
Além do apelo para aumentar os protocolos de segurança e a responsabilidade de cada centro de atendimento e hospital, as autoridades estão preparando novas medidas para os próximos dias para limitar a propagação da doença em uma província com mais de 730.000 habitantes. Localizado a 540 quilômetros de Havana, este território conta com uma infraestrutura de três hospitais dedicados ao atendimento de pacientes Covid-19, bem como vários centros de isolamento e um Laboratório de Biologia Molecular. No entanto, o aumento dos casos positivos levou a restrições de mobilidade contínua e limitações típicas da situação pandêmica.
mem/fam/bm/gdc