5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Afeganistão pode ser administrado por um conselho

Afeganistão pode ser administrado por um conselho

Cabul, 20 de agosto (Prensa Latina) A estrutura do futuro governo do Afeganistão pode incluir um conselho que governará sob a autoridade do máximo líder talibã, mulá (líder religioso) Hibatullah Akhundzada, informaram hoje fontes do movimento nesta capital.

Wahidullah Hashemi, um membro da liderança do Taleban, fez tais declarações ao canal TOLO News e afirmou que o país teria ministros nomeados pelo chefe do conselho.

Cinco dias após a tomada de Cabul pelo Taleban, ainda não há progresso no preenchimento do atual vazio político, observou a agência de notícias Khaama Press.

A nação da Ásia Central atualmente carece de qualquer tipo de governo e chefe de estado e o Taleban não está se movendo nessa direção, enfatizou a fonte.

O único movimento para a formação de um Executivo pelo grupo armado são as reuniões de seus principais membros e a visita do mulá Abdul Ghani Baradar – chefe do gabinete político do Talibã em Doha – à província de Kandahar.

Anas Haqqani, membro da equipe de negociação em Doha, e seu irmão, Abdurahman Haqqani, chefe da rede Haqqani e um membro importante do movimento, se encontraram, respectivamente, com o ex-presidente afegão Hamid Karzai e o chefe do Conselho Superior da Reconciliação Nacional, Abdullah Abdullah, em Cabul.

Karzai, Abdullah Abdullah e o chefe da facção político-militar fundamentalista islâmica Hezb-e-Islami, Gulabadin Hekmatyar, formam juntos um conselho que aparentemente negocia com o Talibã sobre o próximo governo.

Além disso, Mullah Baradar, junto com sua delegação, está planejando visitar Cabul para discutir o assunto.

O Taleban afirmou repetidamente que deseja formar um governo inclusivo e islâmico aceito por todos e exortou os líderes no exílio a retornarem para se juntar a eles.

O grupo armado impôs toque de recolher até novo aviso e ninguém pode deixar suas casas depois das 21h, horário local, exceto em casos de emergência.

Membros do Emirado Islâmico do Afeganistão anunciaram a medida em todas as mesquitas de Cabul e compartilharam seus números de contato caso as pessoas precisem de ajuda após o horário proibido.

oda / abm / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES