De acordo com os números, as exportações do país atingiram 42,625 bilhões de dólares e acumularam um aumento anual de 31,2 por cento, devido a um aumento de 24,3 por cento nos preços e, em menor medida, um aumento de 5,6 por cento nas quantidades.
O Ministério das Relações Exteriores informou que a balança comercial dos primeiros sete meses foi superavitária para esta nação do sul em 8.310 milhões de dólares. Só em julho, foram registrados sete bilhões de 252 milhões de dólares, o nível mais alto desde junho de 2013. Como resultado, eles cresceram 47,1% em relação ao ano anterior, principalmente devido a um aumento nos preços, disse a fonte.
Dos setores que aumentaram os valores das exportações, os mais notáveis foram os industriais, com aumentos de 45,2% em quantidades e 21,7% em preços, e os agrícolas, estes últimos com um recorde histórico tanto para Julho como para os primeiros sete meses do ano.
Durante esta etapa, o governo acompanhou os exportadores através de ações de promoção comercial e de investimentos coordenadas pelo Conselho Público Privado, o espaço institucional de diálogo com empresas e associações empresariais.
O Ministério das Relações Exteriores explicou que, com base nos mercados priorizados, foi lançado o Plano de Promoção de Exportações 2021, que prevê a implementação de um total de 657 ações no exterior, incluindo a participação em oficinas de tecnologia, feiras comerciais e rodadas de negócios.
mem/may/bm