Ao intervir por vídeo-mensagem na reunião do Conselho Intergovernamental da UEE, na cidade quirguiz de Cholpon-Ata, o Chefe do Executivo disse que a ilha considera relevantes os intercâmbios intersetoriais e o reforço do trabalho conjunto em áreas de interesse comum.
‘Uma das prioridades de nossas agendas deve ser o enfrentamento da pandemia de Covid-19, que desencadeou uma crise multissetorial e constitui um desafio para o desenvolvimento de nossas nações’, alertou.
Ele ressaltou que somente através de esforços conjuntos será possível conter a propagação da pandemia e minimizar suas consequências.
A esse respeito, reiterou a disposição de Cuba de oferecer a experiência de seus profissionais no manejo da doença e o resultado das pesquisas científicas realizadas para sua prevenção e tratamento.
Também ratificou o interesse de Havana em conseguir a participação ativa da comunidade empresarial eurasiática em projetos de investimento no país, para aumentar e diversificar as exportações de bens e serviços, disse Marrero.
Indicou que entre as suas prioridades está também a implementação de projetos conjuntos em diversos setores, especialmente os relacionados com a exploração e produção de hidrocarbonetos, a indústria farmacêutica e biotecnológica, a agricultura, os transportes e a indústria siderúrgica.
O Primeiro-Ministro reiterou a vontade de Cuba de aprofundar as relações no setor do turismo, com ênfase na modalidade corporativa e de saúde, de acordo com as características dos mercados dos Estados membros.
Também sublinhou a determinação da nação antilhana em colaborar na implementação das diretrizes estratégicas para o desenvolvimento da integração econômica euro-asiática até 2025, além de outros planos vinculados à estratégia de desenvolvimento econômico e social cubana até 2030.
‘Estamos convencidos de que juntos podemos enfrentar os desafios que se colocam nestes tempos difíceis e que em estreita cooperação nossos governos poderão garantir o bem-estar de nossos povos’, concluiu Marrero.
Na reunião participam representantes dos Estados membros da UEE: Rússia, Belarus, Cazaquistão, Armênia e Quirguistão, bem como Moldávia, Uzbequistão e Cuba que têm status de observadores.
Do lado cubano, esteve presente o embaixador da ilha na Rússia, Julio Garmendía, nomeado por seu governo como representante permanente junto à Comissão Econômica da Eurásia.
oda / mml / hb