O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, estará também na delegação que se deslocará à base aérea de Torrejón de Ardoz, onde se encontra instalado o centro logístico do Velho Continente para o acolhimento de cidadãos afegãos.
O anúncio foi feito pelo chanceler José Manuel Albares, que se referiu às condições criadas para os afegãos que conseguem deixar seu país após a tomada de controle de Cabul pelo Talibã.
Em entrevista transmitida pela rede de rádio SER, Albares explicou que a base de Torrejón vai se tornar o centro logístico da Europa por onde passarão todos os afegãos que colaboraram com as instituições do bloco comunitário.
O chefe da diplomacia espanhola destacou a clara unidade de ação dos países europeus para gerir a retirada do Afeganistão e os repatriamentos de nacionais e colaboradores.
Ele também valorizou o fato de todas as nações concordarem que a Espanha assuma a organização do ‘hub’ europeu em Torrejón, algo que ele considerou um impulso político.
Isso demonstra a credibilidade e capacidade da Espanha de criar um centro de acolhimento em quatro dias para cerca de mil pessoas, disse ele.
Albares aproveitou para destacar também a presença de Von der Leyen e Michel amanhã em Torrejón e informou que outros países como Dinamarca, Lituânia, Alemanha, Holanda, Bélgica e Irlanda se ofereceram para receber cidadãos afegãos.
Outro avião militar espanhol viajou para Cabul esta manhã para buscar um segundo grupo de pessoas no Afeganistão, na continuação do processo de evacuação.
oda / ft / hb