5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Carta de cientistas cubanos a Biden ultrapassa nove mil assinaturas

Carta de cientistas cubanos a Biden ultrapassa nove mil assinaturas

Havana, 21 ago (Prensa Latina) A carta de cientistas cubanos em resposta às declarações enganosas do presidente americano Joe Biden sobre o tratamento da Covid-19 na ilha, alcançou hoje mais de nove mil assinaturas de apoio.

Pouco mais de uma semana se passou desde sua publicação na web e a carta tem o apoio de 9.670 personalidades de todo o mundo.

Um mapa disponível no site da carta (https://www.cienciacubana.cu/es) mostra que foram acrescentadas assinaturas de todos os continentes, com predominância de países da América do Norte, América do Sul e Europa.

O apoio também veio de países como a China, Angola, Nigéria, África do Sul e Japão, entre outros.

Em 15 de julho, Biden se referiu publicamente a Cuba como um ‘estado fracassado’ e descartou a capacidade da ilha, seu sistema de saúde e ciência para responder aos desafios da atual situação epidemiológica causada pelo Covid-19.

Diante deste pronunciamento que visa distorcer a realidade, uma ampla representação de cientistas, médicos e da população cubana e internacional firmou a carta na qual eles descrevem as realizações do país antilhana em questões de saúde e especificamente na luta contra a pandemia.

A carta também pede o levantamento das sanções e medidas coercitivas impostas a Cuba por Washington, respeito pelas conquistas do Estado caribenho e maior colaboração entre os dois países para enfrentar a pandemia.

Aponta também que Cuba mantém estreita colaboração nestas questões com a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, organizações internacionais que confirmaram as taxas de vacinação infantil do país, que excedem 99 por cento de cobertura.

Precisamente, nenhuma destas organizações sugeriu a necessidade de intervir na nação caribenha para administrar vacinas, como fez recentemente o governo dos EUA.

Pelo contrário, eles solicitaram a ajuda de especialistas cubanos nos esforços globais para eliminar doenças como a poliomielite ou para exportar urgentemente vacinas nacionais contra meningite para a África.

ga/cdg/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES