Por meio do trabalho conjunto, proporcionamos maiores oportunidades aos municípios que atualmente sofrem com os incêndios, afirmou o vice-ministro da Defesa Civil, Juan Carlos Calvimontes, em declarações esta manhã à TV Bolívia.
Um helicóptero Super Puma para descarga de água, uma segunda aeronave para sobrevoos, identificando os locais de intervenção e transportando pessoal para áreas inacessíveis por terra, vai auxiliar nas tarefas desta segunda-feira, explicou.
O responsável acrescentou ainda que os órgãos de Defesa Civil e Meio Ambiente garantem o abastecimento de combustível, alimentação e hidratação ao pessoal que trabalha em cada território afetado.
Até o momento, este país andino-amazônico registrou 3.690 focos de acidentes com incidência em Santa Cruz, Beni, La Paz e Cochabamba, devido à estação seca em que a vegetação facilmente se transforma em matéria de combustão.
Os dados expostos por Calvimontes representam 734.568 hectares afetados pelos incêndios; Porém, segundo ele, para o mesmo período de 2020, foram queimados 1.436.722 hectares.
Estamos quase entre 45 e 50% de redução em relação à gestão anterior, destacou o representante do Estado boliviano para esta questão no programa El Siete a las Seis.
rgh / znc / ls