23 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba: uma pandêmica e três vacinas

Cuba: uma pandêmica e três vacinas

Havana, 23 ago (Prensa Latina) Os números da Covid-19 em Cuba mostram um cenário epidemiológico complexo com médias de oito mil casos por dia, mas esta nação é a única na América Latina a enfrentar a pandemia com três vacinas próprias.

Com apenas oito dias restantes no mês, agosto continuou a tendência de aumento no número de casos diagnosticados que o país vinha experimentando durante o segundo trimestre do ano, e em apenas 21 dias acumularam 188.956 casos e 1.699 mortes.

Estes números levaram a uma taxa de incidência de 1.199 por 100.000 habitantes e a uma taxa de mortalidade de casos de 0,77%.

No total, Cuba diagnosticou 583.299 casos desde 2020 e acumulou 4.544 mortes devido a complicações com a Covid-19.

Recentemente, a Dra. María Guadalupe Guzmán, especialista do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, explicou que o aumento do número de casos durante o último período se deve em grande parte à presença da variante Delta da SARS-CoV-2 (identificada pela primeira vez na Índia).

Esta modificação do vírus, disse ele, representa atualmente a maior preocupação, com 92,31% dos diagnosticados em agosto, enquanto nos meses de abril, maio e junho era Beta que predominava (primeiro reportado na África do Sul).

Para reduzir estes indicadores, além de exigir responsabilidade cidadã e cumprimento das medidas de saúde, Cuba está avançando no processo de imunização em massa com três de suas próprias vacinas e já conseguiu administrar mais de 12 milhões de 350 mil doses. A nação antilhana foi a única na América Latina a desenvolver cinco candidatos anti-Covid-19, três dos quais já foram declarados vacinas e autorizados para uso em situações de emergência.

Em 20 de agosto, os imunogênicos Soberana 02 e Soberana Plus, desenvolvidos pelo Instituto Finaly de Vacunas (IFV), foram aprovados pelo Centro de Controle de Medicamentos e Equipamentos Médicos do Estado.

Ambos em sua programação heteróloga (duas doses de Soberana 02 em 0-28 dias, mais uma dose de Soberana Plus no dia 56), mostraram 91,2% de eficácia contra a doença sintomática em ensaios clínicos de Fase III. A autoridade reguladora cubana também certificou no mesmo dia uma formulação de vacina anti-covid-19 que inclui ambos imunogênicos, mas sem tiomersal para os que sofrem de alergia tiomersal.

O diretor da IFV Vicente Vérez observou que tanto a Soberana 02 quanto a Soberana Plus estão sendo usados no ensaio clínico pediátrico em Havana com 350 voluntários de três a 18 anos de idade, o que já está mostrando resultados muito encorajadores.

Com duas doses de Soberana 02, crianças de 12 a 18 anos estão criando anticorpos ao nível de três doses em adultos, revelou o especialista.

Além disso, a vacina foi submetida a um ensaio de fase III em oito províncias do Irã, onde foi aprovada para uso emergencial.

Na Itália, soros de pessoas vacinadas com Soberana Plus serão avaliados para testar sua resposta às variantes do SARS-CoV-2, e as autoridades científicas em ambos os países estão considerando a implementação de um ensaio clínico em convalescentes italianos.

Vérez também anunciou que há muito interesse no Soberana Plus por parte do Canadá e outros países onde o número de convalescentes Covid-19 é alto e onde várias variantes do SARS-CoV-2 estão circulando.

Antes do licenciamento dos projetos IFV, a vacina Abdala do Centro de Engenharia Genética (CIGB) recebeu luz verde em 9 de julho deste ano, e o cronograma de três doses (0-14-28 dias) demonstrou uma taxa de 92,28% contra doenças sintomáticas.

Também está sendo utilizado em um estudo pediátrico sob o nome Ismaelillo, no qual participam 592 crianças entre três e 18 anos de idade na província de Camagüey.

Sobre a resposta das vacinas cubanas às variantes preocupantes do SARS-CoV-2, incluindo a Delta, que é predominante no país hoje, Guzmán explicou que todos os produtos mencionados geram um efeito neutralizante contra estas modificações do vírus.

Guzmán disse que na mesma pesquisa eles analisaram os soros de convalescentes Covid-19 vacinados com Soberana Plus ou com o candidato Mambisa (fórmula nasal) do CIGB, proposto para reforçar a imunidade, e os resultados mostraram títulos de anticorpos neutralizantes para todas as variantes.

Por sua vez, a Dra. Ileana Morales, diretora nacional de Ciência e Inovação Tecnológica do Ministério da Saúde Pública, disse há alguns dias que continuar os estudos virológicos sobre cepas e continuar a se concentrar na imunização e acelerar o mais possível o ritmo neste sentido, é agora o propósito fundamental da nação.

‘Cuba será possivelmente o primeiro país a vacinar toda sua população com sua própria vacina antes do final de 2021’, disse Eduardo Martinez, presidente do Grupo de Biotecnologia e Indústrias Farmacêuticas do país.

mem/cdg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES