5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Gangues haitianas anunciam trégua por ajuda humanitária pós-terremoto

Gangues haitianas anunciam trégua por ajuda humanitária pós-terremoto

Porto Príncipe, 23 ago (Prensa Latina) A federação de gangues do G-9 e Aliados anunciou uma trégua para permitir a passagem de ajuda humanitária para as áreas haitianas devastadas pelo terremoto, enquanto muitas vítimas ainda estão dormindo nas ruas.

Seu líder, o ex-policial Jimmy Cherrizier (Barbecue), garantiu que demonstrará solidariedade com as vítimas e participará da distribuição de ajuda às mais de 600.000 famílias que precisam urgentemente de ajuda, de acordo com números do governo.

‘As Forças Revolucionárias do G9 e seus aliados participarão, trazendo-lhes ajuda. Convidamos todos os compatriotas a demonstrarem solidariedade com as vítimas, tentando compartilhar com elas o pouco que há’, disse Barbecue em um vídeo que circulou nas redes sociais.

A federação é uma das mais poderosas da capital e, segundo as organizações de direitos humanos, sua criação foi sugerida pela Comissão Nacional para o Desarmamento, Desmantelamento e Reintegração de Gangues, fundada pelo presidente assassinado Jovenel Moïse.

Apesar do anúncio, a área mais difícil para a entrega de suprimentos, medicamentos, alimentos e água aos departamentos do sul é a comuna de Martissant, onde as gangues de Grand Ravine e Ti Bwa vêm lutando há dois meses.

A violência nesta e em outras partes do país forçou algumas organizações humanitárias a transportar ajuda por helicóptero.

‘Apesar da negociação de um corredor humanitário, as restrições de acesso e a insegurança continuam sendo um grande desafio para os parceiros humanitários em todos os setores’, reconheceu a ONU em um relatório.

O governo não comentou as supostas negociações, embora tenha instruído a polícia a acompanhar todos os comboios para as áreas afetadas.

Pelo menos 2.207 pessoas morreram e 12.268 ficaram feridas no terremoto de 14 de agosto, enquanto 344 ainda estão desaparecidas.

mem/ane/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES