O evento, um dos principais eventos acadêmicos e culturais do país, aproveitará os benefícios das redes sociais para lançar seu programa pela manhã, enquanto as atividades públicas acontecerão à tarde.
De acordo com os organizadores, em conformidade com as medidas de biossegurança da Covid-19, o evento contará com mais de 80 apresentações, incluindo palestras, performances, exibições de vídeo, leituras de poesia e exposições.
Os destaques das atividades incluem a mesa redonda Poéticas en lengua originaria, entre la tradición y la creación (Poética em língua nativa, entre tradição e criação), que contará com uma dúzia de intervenções, uma oferta andina e a distribuição do livro digital Anales de la RAE 2020.
O programa inclui a apresentação A ação de narrar com palavras, gestos e imagens e o espaço A linguagem dos monumentos, espaços e arquitetura, com o escritor e pesquisador colombiano Miguel Rocha Vivas como orador convidado.
A reunião relacionada à linguagem dos objetos e imagens prestará homenagem ao Professor Hugo Daniel Ruiz, fundador e principal força motriz por trás da RAE, que faleceu em julho passado. O programa será completado pelo espaço Estudo e ensino de línguas nativas sobre a distância tipológica entre o espanhol e as línguas bolivianas, e a apresentação Caminhando com nossos antepassados, produzida por um artista da Nação Indígena Sweetgrass dos Estados Unidos.
O Encontro Anual de Etnologia propõe uma edição que procura demonstrar como o mundo material permite ao ser humano expressar ideias, afetos e reivindicações, sem perder sua essência fundacional de revalorizar a pesquisa multidisciplinar.
mem/yrv/bm