Uma reunião extraordinária do comitê executivo da OIC destacou as expectativas da comunidade internacional sobre o Afeganistão em termos de promoção da reconciliação nacional, observância das convenções e acordos internacionais e adesão às normas consagradas na Carta e resoluções da ONU, disse a agência de notícias Pajhwok.
A reunião salientou em uma declaração a necessidade de proteger e respeitar o direito à vida, segurança e dignidade do povo afegão, de acordo com os princípios islâmicos de tolerância e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Manifestou preocupação com a deterioração da situação humanitária no Afeganistão devido ao aumento do fluxo de deslocados internos e refugiados, aos impactos da Covid-19 e da seca; e exortou os Estados Membros e as instituições financeiras islâmicas a agirem para fornecer assistência humanitária com urgência.
Ela exigia o compromisso das instituições financeiras doadoras para fornecer a assistência necessária para aliviar o sofrimento dos deslocados internos no Afeganistão e dos refugiados afegãos nos países vizinhos.
A reunião enfatizou a cooperação para facilitar operações de evacuação seguras e a necessidade de um diálogo inclusivo entre todas as partes representativas do povo do Afeganistão.
Também exortou todas as partes a trabalharem no interesse do povo afegão, renunciar à violência e restaurar urgentemente a segurança e a ordem civil em toda a sociedade, e uma paz duradoura para alcançar estabilidade, uma vida digna, respeito aos direitos e prosperidade.
A Organização dos Países Islâmicos reafirmou o compromisso total de apoiar o processo de paz e reconciliação liderado pelo Afeganistão e de propriedade afegã, a fim de alcançar uma solução política abrangente e duradoura.
A reunião convocou os futuros líderes afegãos e a comunidade internacional a garantir que o Afeganistão não seja mais utilizado como plataforma ou abrigo seguro para terroristas, e lembrou o grande sofrimento e as dificuldades de seu povo como resultado do prolongado conflito e violência.
Ele enfatizou a necessidade de a comunidade internacional apoiar o Afeganistão em seu caminho de desenvolvimento socioeconômico sem interferir em seus assuntos internos, bem como a necessidade de resolver as diferenças intra-afegãs por meios pacíficos.
mem/abm/vmc