Desde ontem, as primeiras páginas dos jornais e as mensagens na rede social twitter homenageiam o autor de El Aleph, cuja impressão literária deixou sua marca nas letras hispanas do século XX para sempre.
Como todo dia 24 de agosto, declarado nesta terra do sul o Dia do Leitor em homenagem a Borges, nesta terça-feira haverá diversas atividades, nas quais você está convidado a reler e se conectar ainda mais com um autor que ficou na história pela originalidade e beleza de sua literatura.
Desde a primeira edição do Borges Festival, através de um streaming que decorreu nos últimos dias com transmissão ao vivo e simultaneamente nas plataformas YouTube e Twitch, celebram nesta terra a existência de um autor ‘irrepetível’, que deixou uma marca indissolúvel na escrita latino-americana e universal.
Ontem começou o primeiro festival dedicado ao escritor, que vai até o dia 28, com o apoio da Impulso Cultural e que se propõe a redescobrir sua obra por meio de palestras e oficinas virtuais para todo o público.
Para este dia, por exemplo, serão realizadas duas conferências, uma delas de Anibal Jarkowski, que abordará o papel da cidade nos textos borgianos.
Oportunidade única também será a possibilidade amanhã da palestra de sua ex-aluna, a escritora Sylvia Iparraguirre, que abrirá as portas para as histórias de Borges e as chaves básicas para entrar em uma literatura universal.
Por sua parte, a Fundação Internacional que homenageia o escritor, irá realizar vários dias para recordar o seu 122ú aniversário. Na sala do Centro Cultural Kirchner, por exemplo, o professor Pablo De Vita conversará com a escritora María Kodama e com o ministro da Cultura do país, o cineasta Tristán Bauer, sobre a relação de Borges com o cinema.
Seja em Adrogué, chefe da festa portenha de Almirante Brown, onde morou, ou no bairro portenho de Palermo, onde nasceu, Borges pode ser revisitado de múltiplas maneiras, alimentando o espírito de muitos que aproveitam para se afeiçoar pela magia da literatura tão necessária nestes tempos de Covid-19.
msm/may/cm