Os 60 agentes federais, que cumpriram 15 mandados de busca e apreensão na chamada Operação Tamoios, prenderam oito infratores no Rio de Janeiro e quatro no Estado do Espírito Santo (sudeste).
De acordo com as investigações, a quadrilha usou pequenas embarcações e até mesmo mergulhadores profissionais para transportar as drogas do Rio para o Espírito Santo.
Nos terminais de carga da última divisão territorial, as drogas foram enviadas para a Europa, principalmente para Roterdã, na Holanda.
De acordo com a Polícia Federal, os traficantes se disfarçaram de pescadores e mergulhadores recreativos, numa tentativa de enganar o público.
Ao longo das investigações, a polícia apreendeu 200 kg de cocaína; 14 veículos de luxo; seis propriedades de alta classe nos municípios do Rio de Janeiro e Mangaratiba, e em Guarapari, Espírito Santo, e 827.000 reais (mais de 155.000 dólares) em dinheiro.
Os mandados de prisão foram emitidos pela terceira Vara Criminal Federal do Rio. A investigação durou cerca de dois anos e foi apoiada pela Autoridade Portuária.
mem/ocs/bm