O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, em conversa com seu homólogo deste país, Nguyen Xuan Phuc, afirmou que a maior ilha do Caribe fará um esforço para fornecer o imunógeno ao povo irmão.
Tal esforço começará agora e se estenderá até o final de 2021, disse a Agência Vietnamita de Notícias (VNA).
Díaz-Canel também manifestou a vontade de enviar especialistas para transferir a tecnologia de produção desse imunizante para o país da Indochina.
Na conversa telefônica de ontem, os dois líderes reafirmaram sua solidariedade inabalável e a disposição de se apoiarem em qualquer circunstância.
Concordaram também em fortalecer a cooperação e o intercâmbio de experiências no processo de construção do socialismo nos dois países. Por outro lado, o Primeiro Ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, expressou votos para intensificar a cooperação em ensaios clínicos, licenciamento, fornecimento e transferência de tecnologia de produção de vacinas de Cuba contra Covid-19 para o país, frisou a VNA.
Cuba – o primeiro país da América Latina com três vacinas próprias (Abdala, Soberana 02, Soberana Plus) – também tem duas vacinas candidatas: Soberana 01 e Mambisa, uma das poucas do mundo que é administrada por via nasal.
mgt / joe / hb