20 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China clama para evitar guerra civil no Afeganistão

China clama para evitar guerra civil no Afeganistão

Beijing, 25 de ago (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, insistiu em evitar uma guerra civil no Afeganistão e também na resolução de problemas sociais e conflitos entre grupos étnicos e seitas religiosas, disse hoje o Ministério das Relações Exteriores.

Segundo seu gabinete, o chefe diplomático fez essas observações ao discutir com seu homólogo holandês, Sigrid Kaag, os acontecimentos no país da Ásia Central após o avanço do Taleban.

Wang deu as boas-vindas à comunidade internacional, alcançando gradualmente um consenso sobre o Afeganistão e instou os Estados Unidos a fornecerem assistência econômica e humanitária para garantir uma transição pacífica e ajudá-lo a superar os desafios futuros.

Exortou também a União Europeia a contribuir para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento daquele país, após manifestar a esperança de que possa construir uma estrutura política aberta e inclusiva, implementar uma agenda interna e externa mais moderada e deixar para trás qualquer vínculo com o terrorismo.

Além da questão afegã, Wang e Kaag falaram sobre o progresso das relações bilaterais, cooperação, os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing em 2022 e a pandemia de Covid-19.

A China continua muito atenta à evolução dos acontecimentos no estado vizinho e à reação internacional depois que na semana passada o Taleban declarou o fim da guerra naquele país, entrou em Cabul, a capital, e o presidente Ashraf Ghani deixou o país.

Desde então, o aeroporto daquela cidade tornou-se palco de caos e tumultos à medida que muitas pessoas tentam fugir, embora a organização tenha prometido dar segurança aos cidadãos e às missões diplomáticas.

Beijing rejeita a imposição de sanções, disse que ‘vai continuar a apostar nas relações de boa vizinhança, cooperação e amizade’ com aquela nação e sublinhou a adesão aos princípios da não ingerência nos seus assuntos internos.

Sua embaixada está operando normalmente e permanece em comunicação com o Taleban, enquanto as empresas no Afeganistão se preparam para expandir os investimentos assim que a reconstrução começar.

ga / ymr / fav/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES