Precisamente, há alguns anos surgiu para o turismo internacional devido à procura de muitas pessoas que chegaram à ilha e ansiosas por conhecer cenários particulares.
Assim, o Ministério do Turismo (Mintur) deste arquipélago incluiu este local nos seus percursos e circuitos da época, quando ainda hoje com o Covid-19 a todo vapor, muitas famílias inquirem eletronicamente através daquela localidade.
Gibara é uma curiosidade, conhecida como Vila Branca dos Caranguejos, localizada na costa norte da província cubana oriental de Holguín.
Fundada em 1817, tornou-se um importante porto comercial na parte oriental da ilha, a renascer mais recentemente com novos hotéis como Ordoño (rede hoteleira Encanto), Arsenita e Plaza Colón.
Até a hotelaria espanhola Iberostar, com mais de 25 anos em Cuba, começou há relativamente pouco tempo a gerir os referidos estabelecimentos aí.
Iberostar opera nesta ilha 17 hotéis em oito destinos e 6.500 quartos (em Havana, Varadero, Trinidad, Cayo Coco, Cayo Largo del Sur, Cayo Santa María, Cayo Guillermo e Holguín) e foi fortemente atraída pela mencionada vila de pescadores.
Gibara conta ainda com 39 acomodações privativas, 78 quartos desse mesmo tipo de administração e sete restaurantes familiares, conhecidos em Cuba como paladares.
O município adquire sua composição atual devido à divisão político-administrativa de outubro de 1976.
Seu território possui uma área de 626 quilômetros quadrados, e sua população é de mais de 71 mil habitantes, dos quais 36 mil vivem na zona urbana e 35 mil na zona rural.
O território está dividido em 10 conselhos populares com 15 assentamentos, sendo 10 considerados rurais e cinco urbanos.
Esses lugares se chamam Velasco, Poblado de Floro Pérez, Bocas, Uñas e outros menores como Playa Caletones, Arrollo Seco, Limones, La Gegira, Playa Los Bajos e Las Caobas, além de alguns bairros e áreas puramente rurais.
A sede do município é a cidade homônima, um enclave portuário, sítio que constituiu, no século XIX, o principal acesso marítimo a toda a zona norte do leste de Cuba, com um significativo complexo arquitetônico-colonial.
Gibara possui uma extensa faixa costeira ao norte que se estende desde a praia do Bajo até El Mangle, na fronteira com a província de Las Tunas. Atrás dessa faixa fica a Baía, um lugar tranquilo, bonito e interessante para qualquer peregrino.
jcm/rfc/jcfl