Organizado pela fundação colombiana Imagem em Movimento, o evento incentiva os artistas a explorarem ‘diferentes possibilidades expressivas usando uma câmera como meio’, diz o texto da convocatória.
Em sua 18ª edição, o encontro vai acolher trabalhos de criadores independentes, empresas, grupos, organizações, consórcios, academias e escolas, de qualquer lugar do mundo, enquanto divulga as peças em diversos festivais e eventos internacionais de videodança.
Programado de 27 a 30 de setembro, o festival promove a promoção da arte sem fins lucrativos, como forma de democratizar a cultura, ao mesmo tempo em que promove o intercâmbio entre portadores dessa expressão de diferentes latitudes.
Com duração máxima de 10 minutos e data posterior a janeiro de 2020, os audiovisuais concorrerão ao grande prêmio e demais prêmios do evento, de acordo com a deliberação dos jurados e da diretoria do Festival.
Com o objetivo de fortalecer a inter-relação entre dança e tecnologias, a plataforma Videomovimiento e seu concurso constituem uma opção multidisciplinar que potencializa o desenvolvimento desta manifestação na Colômbia, preservando as expressões tradicionais.
Da mesma forma, representa um espaço de lançamento, proteção e reconhecimento entre bailarinos, coreógrafos, diretores, professores, produtores, gestores, grupos, empresas, organizações e outras disciplinas que nele convergem, informa seu site oficial.
rgh / lbl / fav