24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reino Unido adverte sobre ataque iminente no aeroporto de Cabul

Reino Unido adverte sobre ataque iminente no aeroporto de Cabul

Londres, 26 ago (Prensa Latina) O Ministro das Forças Armadas do Reino Unido, James Heappey, disse aqui hoje que as agências de inteligência estão cada vez mais confiantes de que um ataque terrorista ao aeroporto de Cabul é iminente.

As informações de inteligência coletadas durante a semana tornam cada vez mais certa e confiável a iminência de uma incursão letal no campo de aviação ou nos centros de processamento de refugiados operados pelas forças ocidentais, disse Heappey à Sky News.

No início do dia, o Ministério das Relações Exteriores britânico emitiu uma declaração aconselhando os cidadãos britânicos ainda no Afeganistão a evitar o terminal aéreo da capital afegã, a procurar segurança e a aguardar instruções sobre sua saída do país.

Os governos dos EUA e da Austrália emitiram avisos semelhantes aos seus cidadãos na nação do Sul da Ásia.

O movimento Talibã, que nunca foi derrotado durante os 20 anos de ocupação estrangeira, começou a recuperar terreno no Afeganistão no ano passado, depois que a coalizão liderada pelos EUA começou a se retirar.

O grupo insurgente entrou em Cabul em 15 de agosto sem encontrar resistência das forças armadas do presidente Ashraf Ghani, que fugiu do país e se refugiou nos Emirados Árabes Unidos.

O acordo alcançado pelo então presidente republicano Donald Trump e líderes talibãs em uma reunião em Doha, Qatar, em 2020, e mais tarde endossado por seu sucessor democrata Joe Biden, estabelece o dia 31 de agosto como o prazo final para a evacuação das forças armadas americanas.

A queda de Cabul para o grupo extremista afegão levou milhares de pessoas, a maioria delas colaboradores das forças de ocupação, a se reunirem no aeroporto da capital na esperança de serem evacuadas com pessoal estrangeiro.

O Ministério da Defesa britânico disse na quinta-feira que 11.474 pessoas, incluindo 6.946 afegãos, deixaram o Afeganistão em aviões da Royal Air Force.

O governo do Primeiro-Ministro Boris Johnson também se comprometeu a acolher mais 20.000 refugiados do Afeganistão nos próximos cinco anos.

rgh/nm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES