Esta forma de criação tornou-se particularmente popular nos últimos anos no mundo e consiste basicamente na utilização de fotos de personagens ou modelos, colocados juntos, de forma que ao reproduzi-los todos em alta velocidade, dê a sensação de movimento.
O programa infantil não é uma proposta recente, pois a idéia começou por volta de 2013, e até dois episódios foram registrados nessa ocasião: El más sabio de los libros (O mais sábio dos livros) e El regalo (O presente), que embora sua conformação exija pouco orçamento, existem questões inestimáveis, como o tempo.
‘Patricia é uma menina de 8 anos, curiosa, ávida por aprender e que, a partir das suas próprias dúvidas e inquietações, transgride o espaço da sua realidade e procura uma resposta criativa ao funcionamento das bússolas ou porque as lagartas crescem e se transformam em borboletas? ‘, disse Niel del Rosario.
Em entrevista exclusiva à Prensa Latina, comentou que o protagonista atravessa o chamado ‘limiar da fantasia’, construído a partir da concepção de uma ilha, imaginário ou zona de pensamento onde tudo é possível ou ganha vida e compreende a razão de cada viagem.
A animação quadro a quadro, a utilização de modelos de grande escala, uma cenografia colorida e realista caracterizam, na opinião do seu realizador, o espaço destinado a crianças dos sete aos nove anos e com menos de 10 minutos de duração aproximadamente.
‘O trabalho com o público infantil defende, fundamentalmente, o ensino com verdades porque eles descobrem tudo e veem. Portanto, escrever para eles é um processo complexo, no qual duas coisas essenciais devem estar unidas: divertir e educar; somado à sinceridade, clareza e qualidade ‘, reconheceu.
A seleção dos temas ocupa um lugar imprescindível na construção do enredo de Patricia, o inseto Teo e a vitrine; por isso abordam, entre outros, o significado da leitura e do livro, os objetivos da vida, a amizade, o amor e a família.
‘A criação de cada capítulo é quase artesanal e podemos levar cerca de 26 dias para preparar. Qualquer tomada complexa com 400 frames de algum movimento da menina representa um dia de oito a 10 horas de trabalho, constitui um processo lento e exaustivo’, ele assegurou.
Segundo Niel del Rosario, as crianças perceberão, no entanto, a vivacidade das cores, a diferenciação das texturas (tecido, esponja e madeira) e outras potencialidades dessa nova técnica, hoje assumida por poucos cineastas em Cuba.
rgh / dgh / fav