O teste da noite passada apresentou o renomado grupo local Chancho en Piedra e 200 espectadores que participaram do concerto, organizado pela Sociedade Chilena de Autores e Intérpretes Musicais (SCD) e a Universidade do Chile, no salão Egaña, na capital. O objetivo do show-trial clínico é medir o impacto que grandes eventos musicais ao vivo podem ter na propagação doaCovid-19, com o propósito de sondar as possibilidades de abertura desses espaços ao público, o que seria uma ajuda importante para o setor artístico deprimido.
Como condição básica, todos os espectadores tinham que assistir ao evento com uma máscara facial, um cronograma completo de vacinação contra a doença e um teste PCR negativo, que foi realizado na manhã de quinta-feira.
Medidas adicionais como o aumento da ventilação do salão e a instalação de medidores de CO2 também foram postas em prática.
Após o concerto, Rodrigo Osorio, presidente do SCD, descreveu a experiência como uma experiência de esperança para a ‘reativação urgente de nosso setor, e finalmente há uma luz ao final deste túnel’.
O ensaio clínico continuará agora com um teste PCR em 3 de setembro, e as conclusões do estudo são esperadas para a primeira quinzena daquele mês.
Além da pesquisa, muitos dos participantes expressaram à imprensa sua satisfação em poder assistir novamente a um show ao vivo, desta vez com a atração adicional de ter uma das bandas de rock emblemáticas do Chile.
mem/rc/bm