Em seu relato no Twitter, o presidente disse que, em vista da proximidade do organismo tropical, os territórios ocidentais do país estavam preparados para enfrentá-lo, mas a situação exige o cumprimento rigoroso das medidas tomadas pelos cidadãos.
No dia anterior, o Estado-Maior da Defesa Civil Nacional estabeleceu a fase de alerta para as províncias de Havana, Mayabeque, Artemisa, Pinar del Río e o município especial de Isla de la Juventud, enquanto toda a região central permaneceu na fase de informação.
O Instituto de Meteorologia do Caribe alertou sobre possíveis danos que poderiam ser causados pelos ventos do meteoro, embora o maior risco sejam as chuvas associadas, que poderiam ser muito fortes.
Esta sexta-feira, de acordo com o relatório emitido às 06h00 (hora local), a tempestade tropical Ida mostrou um aumento nas áreas de maior pluviosidade à medida que se aproxima do território cubano.
Ventos sustentados são estimados em 75 quilômetros por hora, com rajadas mais fortes, enquanto em algumas áreas da ilha das Antilhas foram registradas acumulações significativas de chuva desde o dia anterior.
Uma das principais preocupações das autoridades é a luta contra a pandemia de Covid-19, pois as províncias ocidentais que devem ser afetadas pelo fenômeno meteorológico estão entre aquelas que relataram o maior número de casos da doença nos últimos dias.
mem/kmg/bm