De acordo com o relatório emitido às 06h00 (hora local), o fenômeno mostrou um aumento nas áreas de maior pluviosidade.
Estes predominam no semicírculo oriental da tempestade, estendendo-se um pouco mais nas proximidades do centro de circulação, que atravessou o arquipélago das Ilhas Cayman nas últimas horas.
A pressão caiu para 1001 hectoPascal, sugerindo que além de ganhar em organização, intensificou-se ligeiramente, de modo que seus ventos sustentados são estimados em 75 quilômetros por hora, com rajadas mais fortes.
As áreas de chuva continuaram a afetar as províncias de Camagüey a Santiago de Cuba, tornando-se pesadas no sul desses territórios.
Assim como o relatório foi emitido, sua região central foi estimada em 20,2 graus de latitude norte e 81,5 graus de longitude oeste, uma posição que a coloca cerca de 190 quilômetros a sudeste de Punta del Este, Isla de la Juventud, e 410 quilômetros leste-sudeste do Cabo San Antonio, a ponta mais ocidental de Cuba.
O movimento da Ida continua em um curso próximo ao noroeste, com um aumento de sua velocidade para cerca de 24 quilômetros por hora.
Esta advertência prevê que continuará em curso e velocidade semelhantes, ganhando em organização e intensidade, aproximando-se do arquipélago cubano.
As áreas de chuva, que ainda afetam o leste, continuarão a se estender até a região central e a partir desta manhã até o oeste, o que pode ser intenso em algumas localidades.
A tempestade tropical força ventos a cerca de 130 quilômetros a nordeste de seu centro de circulação, mas com a intensificação que esta tempestade tropical deverá sofrer, eles podem se estender por mais de 150 quilômetros.
A partir da manhã atingirá a força da tempestade tropical sobre a Ilha da Juventude e o arquipélago de Canarreos, até 65 quilômetros por hora, com rajadas mais fortes, aumentando de intensidade à tarde.
Com a proximidade do centro ao oeste, os ventos se estenderão até as províncias de Pinar del Río, Artemisa, Havana e Mayabeque, que oscilarão entre 70 e 85 quilômetros por hora, com rajadas mais fortes.
O relatório afirma que haverá ondas na costa sul da Ilha da Juventude e do arquipélago de Canarreos, que podem ser fortes, com perigo para a navegação e inundações costeiras moderadas.
Na costa sul das províncias de Pinar del Río a Cienfuegos, começarão os surtos de tempestade, com inundações costeiras moderadas nas áreas baixas das províncias de Pinar del Río a Mayabeque.
mem/joe/bm