23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU reitera apelo para acabar com as hostilidades na Etiópia

ONU reitera apelo para acabar com as hostilidades na Etiópia

Nações Unidas, 27 ago (Prensa Latina) O Secretário Geral da ONU, António Guterres, insistiu em seu apelo para que todas as partes do conflito na Etiópia ponham fim às hostilidades, justamente quando as necessidades humanitárias estão atingindo proporções alarmantes.

Além disso, o chefe da ONU solicitou o acesso irrestrito à ajuda e a restauração total dos serviços públicos.

Os atores locais devem criar condições para um diálogo político liderado pela Etiópia para encontrar uma solução para esta crise, disse ele ao Conselho de Segurança ontem.

Na Etiópia, disse Guterres, o preço humano da guerra cresce a cada dia, a unidade daquele país está fragilizada, e a estabilidade de toda a região está em jogo.

As partes em conflito devem reconhecer uma verdade simples: não há solução militar, sublinhou o diplomata português.

Várias vezes durante o mês de agosto, o secretário da ONU chamou a atenção para a situação em Tigray, onde as hostilidades estão se intensificando.

A criminalidade da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF) desde o final de junho até hoje afetou mais de 4,5 milhões de civis, segundo a Ministra da Paz etíope Muferihat Kamil.

Os danos excedem esse número fatídico ou este: nos últimos dois meses, mais de 500.000 cidadãos dos estados de Amhara e Afar fugiram de suas casas diante dos ataques da TPLF, Kamil disse numa conferência de imprensa no dia anterior.

Ela enfatizou que a TPLF massacrou brutalmente mais de 200 civis em Afar, incluindo crianças, mulheres e idosos, matou muitas pessoas inocentes em várias partes de Amhara e também destruiu propriedades públicas e privadas em ambas as regiões, incluindo instituições médicas.

Atualmente, disse ela, há mais de 1,2 milhões de refugiados nos campos de Amhara, que fugiram das atrocidades cometidas pela TPLF após o cessar-fogo unilateral decretado pelo governo de Adis Abeba em 28 de junho.

Queríamos criar um ambiente pacífico para o trabalho agrícola e operações humanitárias no norte do país, mas a TPLF travou uma guerra contra civis e bloqueou a assistência, deixando milhões de etíopes vulneráveis, constatou.

Em novembro de 2020, a frente atacou o exército federal em Tigray e o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed respondeu com uma ofensiva militar para neutralizá-lo e restaurar a legalidade na demarcação.

Desde então, foram iniciados processos contra os líderes do grupo, que foi declarado pelo parlamento um grupo terrorista e é supostamente responsável pelas violações dos direitos humanos.

oda/ifb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES