O vice-ministro das Relações Exteriores, Ma Zhaoxu, indicou que seu governo protestou junto à representação norte-americana porque Washington mais uma vez ignorou os fatos, insiste em manipular a questão e apontar Pequim sem ter provas.
Como afirmou, o gigante asiático atribui grande importância à cooperação internacional neste processo e prova disso são os dois convites à Organização Mundial da Saúde para investigar o assunto no seu território.
Considerou que as conclusões dessas missões servem de base para ampliar as investigações e acusou os Estados Unidos de não serem transparentes, responsáveis ou colaborar para esclarecer como o coronavírus SARS-CoV-2 surgiu, evoluiu e passou para o homem, o que causa o Covid-19.
Nesse ponto, Ma se referiu à recusa da Casa Branca em dar acesso a mais de 200 laboratórios, citando os pronunciamentos de inúmeros países, partidos políticos e indivíduos contra a politização do estudo sobre a doença e reiterou que a China sempre estará aberta a cooperação.
Ele também pediu à Casa Branca que pare de envenenar a atmosfera e minar a solidariedade global, quando é necessário unir forças para superar a pandemia de uma vez por todas.
mem / ymr/ml/gdc