25 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Confronto com a Covid-19 e o diálogo social focado na semana em Cuba

Confronto com a Covid-19 e o diálogo social focado na semana em Cuba

Havana, 28 ago (Prensa Latina) O andamento da vacinação contra a Covid-19, as trocas do presidente Miguel Díaz-Canel com setores da sociedade e a passagem do furacão Ida marcaram as notícias de Cuba na semana que termina hoje.

O enfrentamento da pandemia continuou sendo o principal objetivo da ilha, que ainda apresentava uma alta taxa de incidência de 1.120 casos positivos por 100.000 habitantes nos últimos 15 dias.

Segundo fontes oficiais, os hospitais criaram capacidades para admissão e isolamento de infectados, enquanto o avanço do processo de imunização com vacinas candidatas nacionais ultrapassou 12 milhões de pessoas com pelo menos uma dose. Além disso, o Centro de Imunologia Molecular informou que tem capacidade para produzir 10 milhões de doses das vacinas anti-Covid-19 Soberana 02 e Soberana Plus, por possuir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pronto para produzir esses imunógenos.

Por outro lado, uma aeronave italiana pousou na ilha na quinta-feira com cerca de 200 metros cúbicos de ajuda humanitária que incluía respiradores pulmonares, medicamentos genéricos, antibióticos, suprimentos de saúde e testes de detecção rápida para o coronavírus SARS CoV-2.

O presidente disse que ficou impressionado com a doação e agradeceu o movimento de solidariedade com Cuba naquele país europeu.

Durante a semana que terminou hoje, Díaz-Canel falou com representantes de instituições religiosas e associações fraternas sobre os desafios do país.

Os participantes reafirmaram sua vocação de servir as pessoas por meio dos diversos projetos que realizam para melhorar a vida das comunidades e ajudar os mais vulneráveis.

De fato, o chefe de estado instou a replicar em Cuba as experiências do projeto sócio-cultural Cabildo Quisicuaba, localizado no bairro da capital, Los Sitio, e que visitou na véspera, visita está inserida nos passeios e intercâmbios da alta direção do país com residentes da comunidade.

Nesse sentido, o presidente defendeu a sistematização de ações de transformação em 62 bairros considerados vulneráveis na capital.

Em reunião com autoridades em Havana, defendeu a dinamização do trabalho das organizações e instituições, destacou a importância de atuar sempre com base nas prioridades e instou a fortalecer o diálogo com os cidadãos.

Díaz-Canel também recebeu esta semana o ativista cubano-americano Carlos Lazo, líder do projeto de solidariedade Puentes de Amor com sede nos Estados Unidos.

Ambas as partes abordaram questões de interesse para melhorar as relações entre a ilha e sua emigração e rejeitaram o impacto negativo que as sanções de Washington sobre a nação caribenha têm sobre as famílias.

Cuba enfrentou esta semana a passagem do Furacão Ida, categoria um da escala Saffir-Simpson, que causou perdas materiais em telhados de instalações e residências do Estado, afetou plantações, além de danos às telecomunicações e ao serviço elétrico após fortes chuvas.

Da mesma forma, ventos com força de furacão de até 130 quilômetros por hora e rajadas mais altas afetaram diretamente o oeste do país, especificamente o Município Especial de Isla de la Juventud e a província de Pinar del Río.

O presidente Díaz-Canel nos exortou a permanecer vigilantes após o falecimento de Ida, ao mesmo tempo que nos exigiu a nos concentrar no maior desafio da ilha: enfrentar Covid-19.

rgh / idm/ml/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES