‘O promotor do tribunal militar de Ouagadougou informou à opinião nacional e internacional que o julgamento do acusado no caso do assassinato do Presidente Thomas Sankara e seus 12 companheiros, começará na segunda-feira, 11 de outubro de 2021, a partir das 09:00 horas’, disse uma declaração recebida pela imprensa.
A mensagem acrescentou que as audiências serão públicas e que houve comentários sobre seu progresso desde meados de abril, quando o caso foi encaminhado ao tribunal militar desta cidade, após a confirmação das acusações contra os principais réus, incluindo o ex-presidente Blaise Compaoré, no exílio na Costa do Marfim.
Esse julgamento será aberto 34 anos após o assassinato do ‘Pai da Revolução’ e em suas sessões, além de Compaoré, outros supostamente implicados enfrentarão acusações de minar a segurança do Estado, cumplicidade no assassinato e ocultação de cadáveres; entre os réus está o General Gilbert Diendéré, um líder golpista de 1987.
Diendéré, que após a morte de Sankara tornou-se o chefe de pessoal de Blaise Compaoré, é diretamente nomeado como o suposto assassino, está atualmente cumprindo uma pena de 20 anos de prisão neste país por uma tentativa de golpe de Estado de 2015.
O Presidente Sankara, que chegou ao poder em 1983, foi vítima de um ataque de comando em 15 de outubro de 1987, aos 37 anos de idade, durante uma conspiração militar que levou seu então companheiro de luta, Blaise Compaoré, a liderar o país, e após sua derrota em 2016, as acusações contra ele foram reavivadas.
mem/mt/vmc