O evento virtual busca examinar soluções viáveis em favor da produção, nutrição, meio ambiente e uma vida melhor para os habitantes dos PEID ao redor do mundo, informou em comunicado a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.
O chamado Fórum de Soluções PEID lançará uma plataforma de compartilhamento de conhecimento com o objetivo de incubar, promover, expandir e replicar ideias locais capazes de acelerar realizações.
Junto com o governo de Fiji, a entidade da ONU reunirá chefes de estado e de governo de sete países insulares do Pacífico e representantes de PEID das regiões da África, Américas e Caribe.
Ministros de pastas governamentais importantes relacionadas à agricultura, alimentação, nutrição, meio ambiente, saúde e tecnologias de informação e comunicação, participarão do fórum ao lado de representantes do setor privado, sociedade civil e outras partes interessadas.
O Diretor Geral da FAO QU Dongyu e Josaia V. Bainimarama, Primeiro Ministro de Fiji, farão os comentários de boas-vindas e Abdulla Shahid, Presidente da 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU, fará um discurso de abertura.
Participarão também Achim Steiner, Administrador do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas; Walton Webson, presidente da Aliança de Pequenos Estados Insulares e Embaixador de Antígua e Barbuda na ONU, bem como Houlin Zhao, Secretário Geral da União Internacional de Telecomunicações, órgão que organiza o fórum junto com a FAO.
A maioria das PEID do Pacífico, que são pequenas e com população reduzida, além dos efeitos econômicos que sofrem com a pandemia, enfrentam outras dificuldades, como várias formas de desnutrição e perigos crescentes derivados das mudanças climáticas.
O texto da FAO descreveu que muitas dessas nações eram altamente dependentes do turismo, que foram forçadas a fechar suas fronteiras com o avanço da Covid-19, perdendo assim a tão necessária renda, e muitos indivíduos e famílias também foram privados de sua renda.
Antes do flagelo dessa doença, disse ele, os PEID compartilhavam outros desafios, como desastres naturais frequentes, dependência da agricultura de pequena escala, importações caras e uma prevalência marcada de doenças não transmissíveis.
mem / smp / ls