De acordo com o serviço de imprensa da presidência bielorrussa, os dois líderes e seu homólogo tadjique, Emomali Rakhmon, também trocaram pontos de vista sobre a situação no Afeganistão por telefone, informou a agência de notícias Belta.
Os dois lados revisaram questões na agenda da próxima reunião da CSTO em Dushanbe e discutiram a possibilidade de apresentar uma posição comum sobre o conflito afegão no conclave.
Anteriormente, o chefe de Estado russo enviou uma mensagem de saudação a Lukashenko na qual ele reafirmou que Belarus pode sempre contar com o apoio de Moscou.
‘Não tenho dúvidas de que por meio de esforços conjuntos continuaremos a desenvolver de forma abrangente as relações russo-bielorrussas em várias direções’, disse ele.
Putin destacou os esforços de Lukashenko para fortalecer as relações entre os dois países e promover processos de integração mutuamente benéficos no espaço euroasiático.
‘Sua rica experiência como líder estatal continuará a servir para garantir a unidade e a harmonia na sociedade bielorrussa, consolidar a estabilidade e a segurança no país’, acrescentou ele.
mem/mml/vmc