Georges, que integra a Comissão para a busca de uma solução haitiana para a crise (Crshc, por sua sigla em francês), assegurou em um programa de rádio na terça-feira que apesar do boicote de ativistas da oposição, várias organizações sócio-políticas aderiram nas horas seguintes ao consenso proposto pelo comitê, e esse processo continuará.
No dia anterior, vários indivíduos invadiram o hotel Montana e frustraram a conferência da Crshc, que reuniu representantes de uma centena de partidos políticos.
No entanto, o ex-senador Steven Benoit confirmou em suas redes que o Pacto Nacional por uma transição de ruptura assinou o acordo.
‘Vamos mostrar ao mundo que verdadeiros patriotas podem se unir e trabalhar para salvar nosso lindo país. Um grande passo na direção certa’, disse o candidato presidencial em 2015.
A Crshc elaborou um documento para definir as diretrizes para o período provisório após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, que inclui um conselho nacional para a transição, os eixos prioritários identificados pelos partidos políticos e organizações da sociedade civil, bem como um arquivo de justiça .
Da mesma forma, propõe como deve ser constituído o Governo e quais são as suas prerrogativas.
Ao mesmo tempo, o Governo liderado pelo Primeiro Ministro Ariel Henry realizou uma iniciativa semelhante que contou com a participação de mais de 200 estruturas sócio-políticas, enquanto plataformas como o Setor Democrático e Popular e N ap mache pou lavi (Marchamos pela Vida ), promoveu outro consenso com várias forças.
mgt / ane / hb