O Ministério da Saúde está confiante de que a meta será alcançada, já que no final do dia de ontem havia cerca de 400 mil pessoas sem receber as duas doses, quantidade razoável que pode ser feita hoje.
Os números definitivos serão conhecidos amanhã, quarta-feira, com inúmeros centros de saúde abertos até à meia-noite e sem marcação para cumprir o objetivo traçado pelo governo de esquerda chefiado por Pedro Sánchez.
Várias comunidades autônomas estão considerando reduzir as restrições devido aos bons números. Entre eles os que já concluíram o processo, Andaluzia, Aragão, Astúrias, Castilla e León, Extremadura, Galicia e País Basco.
O Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde, sob o comando da ministra da Saúde, Carolina Darias, se reunirá amanhã para analisar o acordo sobre medidas para eventos esportivos, além de uma análise da situação epidemiológica e da vacinação.
Por outro lado, o Conselho de Ministros aprovou nesta terça-feira a compra antecipada de um total de 2.284.000, 85 doses de vacinas dos laboratórios norte-americanos Novavax, que serão entregues entre o final deste ano e o início de 2022.
É a parte atribuída à Espanha no âmbito do acordo da União Europeia (UE) para reservar antecipadamente 20 milhões de doses de uma vacina, que por sinal, poderá ser produzida em Galicia.
Paralelamente, o governo de Madri deu luz verde à compra de meio milhão de vacinas francesas dos laboratórios Sanofi / GSK, enquanto o país ibérico trabalha no seu próprio soro que espera ter pronto antes do final do ano.
mem / ft / hb