Na cerimônia de abertura, o roteirista e produtor também receberá os prêmios por sua trajetória cinematográfica, incluindo, entre outros, Muertos de la risa, de 1999; La Comunidad, do ano 2000; 800 balas, de 2002; La Chispa de la vida, 2011; Musarañas, de 2014 e Mi Gran Noche, de 2015.
O evento terá início, no dia 10 de setembro, com o filme Last Night in Soho, do cineasta britânico Edgar Wright, um filme de terror e suspense que se passa naquele bairro londrino e conta como Sandy, apaixonada por design de moda, misteriosamente entra na década de 1960.
Programado até o dia 19 do próximo mês, o programa inclui ainda uma aula magna de Álex de la Iglesia e a exibição de uma versão restaurada de El día de la Bestia, uma produção de comédia e terror, que começa com a suposta descoberta de um padre de a mensagem secreta do Apocalipse.
A programação inclui a exibição de outros filmes de sua autoria como: Acción mutante, 1993; Perdita Durango, de 1997; Balada triste de trompeta, de 2010 e Las brujas de Zugarramurdi, de 2013.
Outros convidados de honra nas edições anteriores foram o diretor, roteirista, músico e produtor Robert Rodríguez; O diretor de cinema e televisão vencedor do Oscar por seu filme The French Connection, William Friedkin, e o diretor e ator John Landis, todos dos Estados Unidos.
O Festival Europeu de Cinema Fantástico é organizado pela Les Films du Specter, uma associação sem fins lucrativos dedicada ao cinema de gêneros: fantasia, terror, ficção científica e thrillers e, além de seus prêmios internacionais, concede o Méliès de prata ao melhor filme europeu de fantasia.
jcm / dgh / hb