De acordo com uma nota informativa dessa entidade, também se dialoga com funcionários da linha aérea IBC para a implementação dos voos de carga que opera com a empresa charteadora CUBAMAX, autorizados a voar à capital cubana, bem como a outros aeroportos do país.
As conversações têm lugar em resposta aos pedidos formulados por estas empresas e pelas respectivas companhias aéreas por ocasião da autorização de derrogações de emergência a favor da Skyway e da IBC pelo Governo dos Estados Unidos em Julho.
Essas disposições lhes permitem operar voos de carga semanais para Cuba, incluindo um semanal adicional a qualquer outro aeroporto do território nacional para Skyway e até cinco voos semanais para qualquer aeroporto da ilha para a IBC, informou o IACC.
Recorda que estas derrogações são necessárias devido ao facto de, em 13 de agosto de 2020, o Governo dos EUA ter suspendido as autorizações de voos charter entre os EUA e todos os aeroportos de Cuba, com exceção dos voos charter para o público; exclusivamente de e para Havana.
Isto fazia parte do pacote de medidas coercivas unilaterais e de reforço do bloqueio económico aplicado no contexto da pandemia Covid-19 e ainda em vigor.
Explica a comunicação que, desde 18 de junho de 2021 e com base numa licença anterior, a charter INVICTA já operava dois voos semanais Miami-Havana com a companhia aérea Skyway.
mem/evm/glmv