5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Expectativa no Chile para a quarta retirada de fundos de pensão

Expectativa no Chile para a quarta retirada de fundos de pensão

Santiago do Chile, 1 set (Prensa Latina) A Comissão Constitucional da Câmara dos Deputados votará hoje um projeto de lei sobre a quarta retirada de 10% de fundos previdenciários, em meio às expectativas gerais.

A iniciativa exige sete votos para ser aprovada e, caso seja bem-sucedida, passaria a ser discutida e votada em particular (capítulo a capítulo), o que, segundo especialistas, levaria cerca de duas semanas, mas se rejeitado iria imediatamente para a sessão plenária da Câmara dos Deputados.

Alguns especialistas alertam que, se prosperar, implicaria praticamente no desmantelamento das seguradoras de fundos de pensão, empresas que acumulam dezenas de bilhões de dólares e constituem um dos pilares do modelo neoliberal chileno e são repudiadas por amplos setores da sociedade.

Tanto o governo quanto os legisladores da direita buscaram todos os caminhos possíveis para evitar que essa quarta retirada de fundos avance.

O executivo garante que é desnecessário porque grande parte da população está acessando a Renda Familiar de Emergência (IFE) para enfrentar a crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19 que atingiu milhões de famílias pobres e de classe média.

O ministro da Economia, Lucas Palacios, considerou ‘ruim, ruim, ruim’ a aprovação da quarta retirada porque a injeção de liquidez no mercado geraria aumentos de preços e uma forte alta das taxas de juros, empréstimos ao consumidor e hipotecas, que fariam prejudicar não apenas os mais pobres, mas a todos.

Segundo relatos, os parlamentares do partido pretendiam que antes de ir ao plenário o projeto também fosse examinado na Comissão de Fazenda, mas o deputado socialista Marcos Illabaca, seu presidente, pediu que esse assunto não continue atrasado porque milhões de pessoas precisam desse dinheiro.

A matéria, apontam os observadores, ultrapassa o aspecto econômico e tem um forte conteúdo político tendo em vista a proximidade das eleições presidenciais e parlamentares, até porque o projeto é bem recebido pelos cidadãos e um voto contra pode prejudicar os legisladores que aspirarem à reeleição.

Além disso, a exemplo do que aconteceu na votação das três retiradas anteriores, os partidos de direita aparecem divididos, enquanto o apoio da oposição à quarta retirada permanece quase unânime.

ga/rc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES