Esses compromissos foram assumidos na proclamação da Década Internacional dos Afrodescendentes, na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, na Declaração e Programa de Ação de Durban, no Consenso de Montevidéu, na Declaração de San José e na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, lembram seus organizadores.
Pouco antes, eles realizarão o fórum inaugural para comemorar o Dia Internacional dos Afrodescendentes, com o tema acelerando a implementação dos compromissos internacionais para promover os direitos dessa população para o seu reconhecimento, justiça e desenvolvimento.
As palavras introdutórias serão do vice-presidente da Costa Rica, Epsy Campbell, e do diretor regional para a América Latina e Caribe do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), Harold Robinson, e a participação de Dorothy Davis, Congressional Black Caucus Institute e Representante da Iniciativa Global da Diáspora Africana nas Nações Unidas.
A comemoração do primeiro Dia Internacional do Afrodescendente, que acontecerá de forma bimodal – presencial / virtual -, começou ontem à noite na Costa Rica com uma atividade político-cultural no Teatro Nacional da capital.
A celebração deste dia pela primeira vez visa promover o respeito pelos seus direitos humanos e liberdades fundamentais, contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação contra os afrodescendentes e promover a diversidade do património e as contribuições extraordinárias da Diáspora Africana.
Os presidentes Carlos Alvarado, Campbell e Robinson participaram da cerimônia de abertura da celebração, que se estenderá até o próximo sábado em San José e Cahuita (província de Limón).
O presidente costarriquenho qualificou de incalculável o valor que a cultura afrodescendente tem dado à nação, por isso é justo e necessário reconhecer o esforço incansável dessas mulheres e homens que desafiaram a história, as leis e as injustiças, para obter sua liberdade em primeiro lugar, e em segundo lugar, porque seus direitos foram reconhecidos como os de todos.
O nosso compromisso é saldar essa dívida histórica, mas não só durante as comemorações, mas com ações que transcendam as festividades, sublinhou Alvarado.
Durante a noite cultural apresentaram a canção I come from a land, uma exaltação dos afrodescendentes em toda a sua diversidade.
ga / ale / fav