A única salvadorenha a ter escalado mais de 8.000 metros acima do nível do mar, ela pretende escalar cinco imponentes picos bolivianos em preparação para seu retorno ao Himalaia e completar o empreendimento que foi frustrado pelo mau tempo.
‘Vou treinar especificamente para altas montanhas na Bolívia, o que é totalmente diferente do que fiz aqui: vou escalar paredes de rocha e gelo, e alturas de mais de 5.000 metros’, disse Arrué.
A montanhista de Cuscatleca começará sua aventura no Pequeño Alpamayo, a 5.320 metros acima do nível do mar, e culminará no Nevado Sajama, o pico mais alto da Bolívia, a 6.542 metros acima do nível do mar.
Também escalará a Cabeza de Condor, no Maciço de Condoriri, e as montanhas Huayna Potosí e Illimani, na Cordilheira Real de la Paz, ambas com mais de seis quilômetros de altura.
Arrué completou na semana passada o desafio de escalar o vulcão Ilamatepec, no departamento salvadorenho de Santa Ana, 24 vezes em apenas seis dias, como parte de sua preparação para retornar ao Everest.
Considerada uma heroína nacional, Aruebe é a pessoa de El Salvador que atingiu o ponto mais alto, ultrapassando os oito mil metros do Everest, cuja subida teve que interromper porque as duras condições ameaçavam sua vida.
jcm / cmv/bm