20 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Movimento Brasil Livre acusa Bolsonaro de genocídio

Movimento Brasil Livre acusa Bolsonaro de genocídio

Brasília, 1 set (Prensa Latina) O líder do Movimento Brasil Livre (MBL), Renato Battista, confirmou hoje que denunciou o Presidente Jair Bolsonaro por genocídio perante o Tribunal Penal Internacional de Haia por suas ações durante a pandemia de Covid-19.

‘Denunciei Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional pela conduta desastrosa da pandemia e pelo fracasso de Augusto Aras em investigar o presidente’. Eu pedi a abertura de uma investigação e sua detenção preventiva’, ratificou Battista.

O processo também aponta para a culpa de Aras, o procurador-geral da República, que foi recentemente reconduzido ao cargo por recomendação de Bolsonaro.

Em seus argumentos para a acusação, o MBL afirma que o ex-militar encorajou a propagação da doença a fim de produzir a chamada imunidade do rebanho, ou seja, quando a população é protegida contra a doença.

Ele também é acusado de suplicar aos cidadãos que não sejam vacinados e que usem drogas sem eficácia cientificamente comprovada, tais como cloroquina.

Para o movimento, o governante também ignorou medidas de distanciamento social, apesar de estar ciente do número crescente de vidas perdidas e do colapso do sistema de saúde.

Diante das ações, de acordo com o texto, seria impossível alegar falta de informação ou ignorância da parte de Bolsonaro.

Neste sentido, a queixa aponta que o chefe de estado ‘fez tudo isso com informações científicas sólidas sobre o coronavírus, a eficácia das vacinas e a ineficácia de medicamentos como a cloroquina, assim como a necessidade de isolamento social’.

Portanto, a carta reitera que Bolsonaro teria ‘contribuído para a morte de milhares de pessoas’ no gigante sul-americano, o que até hoje causou cerca de 580.000 mortes e mais de 20,8 milhões de infecções devido ao Covid-19.

Battista também acusou a administração de ‘ignorar dezenas de e-mails enviados por grandes fabricantes como o (laboratório americano) Pfizer’ numa época em que as compras de imunizadores eram necessárias, enquanto que iniciou ‘negociações secretas para lucrar com a aquisição de vacinas através de subornos’. O MLB, um grupo de defesa do liberalismo econômico, está pedindo que o presidente seja preso para evitar que atitudes irresponsáveis em relação à pandemia continuem a ocorrer no país.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil apresentou uma acusação de genocídio contra Bolsonaro em 9 de agosto no mesmo tribunal por sua irresponsabilidade na morte de nativos do patógeno.

A acusação no tribunal baseado na Holanda culpa especificamente o ex-capitão do exército pela morte de ‘1.162 pessoas de até 163 comunidades indígenas devido a sua gestão da pandemia’.

jcm/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES