O Brent de referência na Europa para entrega em novembro ganhou 18 centavos, 0,3%, para $71,81 por barril. O petróleo bruto da US West Texas Intermediate (WTI) para entrega em outubro subiu 17 centavos, 0,3 por cento, para $68,67.
Os preços subiram na quarta-feira antes de uma reunião da OPEP+ na qual se espera que o grupo mantenha seu plano de aumentar o bombeamento em 400.000 barris por dia (bpd) por mês até o final de dezembro.
O grupo elevou suas estimativas de demanda bruta no próximo ano, o que poderia ajudar a justificar um aumento da produção.
As quantidades também foram apoiadas por um relatório da indústria americana que mostrou que os estoques de petróleo bruto caíram mais do que o esperado na semana passada, embora grande parte da capacidade das refinarias permaneça off-line na esteira do furacão Ida.
Os estoques de petróleo bruto dos EUA diminuíram em quatro milhões de barris na semana encerrada em 27 de agosto.
Enquanto isso, as exportações totais de petróleo do Iraque para agosto subiram para 3,054 milhões de barris por dia (bpd) de 2,9 milhões de bpd no mês anterior.
Os 23 membros da OPEP e seus 10 aliados concordaram em se reunir em uma cúpula ministerial por videoconferência no final do dia. A OPEP, sediada em Viena, realizou uma reunião preparatória na terça-feira para desenvolver recomendações.
A maioria dos analistas espera que a estratégia acordada em 18 de julho, ou seja, aumentar a produção em 400.000 barris por dia a partir de agosto, seja estendida.
mem/rfc/bm