De acordo com o último relatório publicado no site do Ministério da Saúde, cinco milhões de 541.691 pessoas receberam pelo menos uma primeira dose de um de seus próprios imunizadores, o que representa 49,7% da população nacional, um indicador que para o mundo é de 39,9%, de acordo com a plataforma de informações Our World in Data.
Com uma segunda dose aplicada, são 4.646.023 pessoas, e com um calendário completo de vacinação em três doses, o número chega a 3.916.641, o que representa 34,9% da população total da nação.
Há poucos dias, o órgão regulador de medicamentos autorizou as fórmulas Abdala, Soberana 02 e Soberana Plus para uso de emergência em massa como vacinas, tornando o país o primeiro na América Latina a desenvolver este tipo de produto.
Abdala, criado pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), tem um cronograma de imunização de três injeções em intervalos de 14 dias, e na fase III os ensaios clínicos provaram 92,28% de eficácia, e 100% contra a gravidade e a morte.
Soberana 02, desenvolvido pelo Instituto de Vacinas Finlay (IFV) juntamente com Soberana Plus do mesmo centro, mostrou 91,2% de eficácia nos testes da fase III.
Além disso, a programação de duas doses de Soberana 02 mais uma dose de Soberana Plus também provou ser 100% eficaz contra a gravidade e a morte.
A nação caribenha tem outras propostas contra Covid-19, a Soberana 01 da IFV e a Mambisa do CIGB, sendo esta última uma formulação administrada nasalmente que já foi aprovada pelo órgão regulador para um ensaio clínico fase I/II em convalescentes, em conjunto com a vacina Abdala.
mgt/ghp/bm