O Vietnã lembra a cada 2 de setembro a leitura por Ho Chi Minh da Declaração de Independência do colonialismo francês na Praça Ba Dinh em 1945.
Este dia também marca o 52ú aniversário da morte do arquiteto da independência do Vietnã.
A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Meenakshi Lekhi, representantes do Governo indiano, diplomatas dos países da Associação das Nações do Sudeste Asiático, membros da comunidade vietnamita na Índia e organizações e sindicatos indianos.
O embaixador do Vietnã, Pham Sanh Chau, disse que a estátua é um símbolo da estreita relação mantida por gerações entre os dois países.
O diplomata expressou sua gratidão ao governo indiano pelo envio de 300 geradores de oxigênio e 100 toneladas de oxigênio líquido para apoiar o tratamento de pacientes com o Covid-19 no Vietnã.
Este ano de 2021 marca o lustro da parceria estratégica abrangente entre o Vietnã e a Índia, disse o embaixador, destacando o 50ú aniversário das relações diplomáticas bilaterais em 2022.
As relações comerciais bilaterais floresceram com o volume de negócios no primeiro semestre de 2021, que voltou ao nível pré-pandêmico com uma ampla margem de crescimento, disse Chau.
O diplomata vietnamita expressou esperança de que a tendência de alta continue atingindo em breve a meta de 15 bilhões de dólares fixada pelos líderes dos dois países.
mgt/abm/jcfl