Segundo a emissora estatal Fana Broadcasting Corporate, a posição do governo foi expressa pelo vice-ministro de Relações Exteriores de Cuba, Anayansi Rodríguez Camejo, durante um encontro com o embaixador da Etiópia em Havana, Shibru Mamo.
A Etiópia é capaz de superar seus desafios de forma independente, disse Rodríguez Camejo em relação ao conflito com a Frente de Libertação do Povo Tigray e à situação humanitária em grande parte do norte de seu território, de acordo com a informação.
Afirmou também que o país caribenho está disposto a fortalecer as relações com a nação africana e aumentar e diversificar a cooperação multifacetada.
Mamo, entretanto, descreveu os principais problemas que o governo etíope enfrenta, incluindo a negociação trilateral para estabelecer as regras de funcionamento da Grande Barragem do Renascimento, o impacto do Covid-19 e a disputa fronteiriça com o Sudão.
Explicou também os esforços das autoridades para proteger a população de qualquer ameaça e garantir a assistência humanitária em diversos Estados da região.
mem/raj/jcfl