Os membros do Comitê Conjunto sobre Vacinação e Imunização (JCVI), que no passado aprovava a injeção para maiores de 16 anos, aconselharam, porém, as autoridades a buscar outras opiniões e analisar o impacto do coronavírus SARS-CoV-2 nas escolas.
Após o anúncio, os Ministros da Saúde da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte pediram a cada um de seus chefes médicos para fazer uma avaliação com base nas recomendações do JCVI para tomar uma decisão.
A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido aprovou dias atrás o uso das vacinas desenvolvidas pela Pfizer / BioNTech e Moderna para jovens a partir de 12 anos, que são aplicadas a menores de 30 anos como parte da campanha de imunização que foi iniciada.
Até agora, 41,9 milhões de pessoas, o equivalente a 79,4% da população adulta do país, já completaram o tratamento vacinal contra a Covid-19 com as duas doses recomendadas da Pfizer, Moderna ou AstraZeneca / Oxford.
Apesar do sucesso da campanha de vacinação, especialistas temem que a eliminação das medidas de distanciamento social, o reinício do ano letivo e o início do inverno, juntamente com a prevalência da variante Delta do vírus, causem uma nova onda da doença .
Essas previsões são corroboradas pelo aumento do número de casos positivos e óbitos registrados nas últimas semanas.
Nesta sexta-feira, por exemplo, foram registradas 40.076 novas infecções e mais 121 mortes, para um acumulado de 6,9 milhões de pessoas infectadas e 133.041 mortes desde o início da pandemia.
mem / nm / hb