Na retomada das negociações que começaram a 13 de agosto com a assinatura de um memorando de entendimento, a delegação do governo bolivariano concentrará suas exigências na cessação das medidas coercitivas unilaterais adotadas pelos Estados Unidos contra o país sul-americano.
O Presidente Nicolás Maduro realizou uma reunião na noite de quinta-feira com representantes do Estado venezuelano em conversações com o setor mais radical da oposição, a fim de afinar os detalhes do documento de exigências que eles levarão ao México.
‘Continuaremos avançando no diálogo, na paz para a nação e no bem comum de todos’, enfatizou Maduro em sua conta no Twitter, no reinício das conversações, realizadas com a mediação do Reino da Noruega e o acompanhamento da Rússia e da Holanda.
Em declarações recentes, Maduro reiterou as exigências de um fim definitivo às sanções contra a estatal Petróleos de Venezuela, assim como a devolução das reservas de ouro sequestradas no Banco da Inglaterra e bilhões de dólares bloqueados em instituições financeiras nos Estados Unidos e Europa.
O dignitário salientou que a segunda reunião para o diálogo no México é o produto de muito esforço, trabalho, dedicação e paciência, em nome da reconciliação, da democracia e da recuperação da Venezuela.
‘Pronto para retornar à Cidade do México’. Pela paz, pela recuperação das garantias econômicas para todos os venezuelanos, pela reunião no canal democrático e constitucional’, disse o chefe da Assembleia Nacional (Parlamento), Jorge Rodríguez, chefe da delegação governamental.
Em 13 de agosto, o governo e a chamada Plataforma Unitária da oposição assinaram o memorando de entendimento que regerá as conversações no México, que procurará chegar a acordos sobre direitos políticos, garantias eleitorais e um cronograma para eleições observáveis.
As partes também abordarão o levantamento de medidas coercitivas, a restauração do direito aos bens, a renúncia à violência e a resposta a suas vítimas, e garantias de implementação, acompanhamento e verificação do que foi acordado.
oda/wup/vmc