Acolhidas na Universidade Autônoma de Querétaro, as profissionais Margarita Teresa de Jesús García e Carla Santana Torres falarão sobre o significado das mulheres inovadoras que, de diferentes origens e culturas, rompem com os estereótipos e inspiram as gerações futuras.
Luz del Carmen Magaña, artista plástica e doutora em Artes pela Universidade de Guanajuato, falará sobre sua experiência, processo criativo e intervenção em eventos na Espanha, Cuba, Estados Unidos, Costa Rica, Argentina e Canadá.
Outra das atividades do programa é uma conversa na lista da revista Granta, que seleciona os melhores contadores de histórias com menos de 35 anos de um determinado território, e três dos escolhidos em 2021 farão parte de um painel dedicado à impressão destes escritores de língua espanhola.
Com a pergunta ‘O que podemos aprender com a pandemia?’, jornalistas, funcionários públicos e acadêmicos analisarão os devastadores efeitos econômicos e sanitários da pandemia de Covid-19 e o consequente aumento das brechas sociais no mundo.
No Teatro de la Ciudad, os participantes apreciarão o trabalho do escritor e diretor de cinema e televisão francês Philippe Claudel, autor de 16 romances traduzidos em 11 idiomas e cujo volume mais recente, a neta do Sr. Lihn, de 2020, já vendeu mais de 200.000 cópias em todo o mundo.
oda/dgh/vmc