Nesta sexta-feira, em um único dia, a nação indochinesa mais que quadruplicou o número de infectados que contabilizou até 27 de abril, quando estourou a quarta onda da doença, exacerbada pela variante Delta do vírus SARS-Cov-2.
Embora quase todo o território nacional esteja sob o flagelo da doença, a situação epidemiológica é particularmente complicada no sul da cidade de Ho Chi Minh, a cidade mais populosa do país, que registrou 8.499 infectados até o momento, mais da metade do total .
Já as mortes foram de 338, quase 10 vezes mais do que as registradas até o atual surto.
A magnitude disso é tal que o número de casos desde 27 de abril é 145 vezes maior que o anterior.
Na cidade de Ho Chi Minh e nos outros territórios mais afetados, medidas estritas de confinamento estão em vigor, incluindo a proibição de viajar para outros locais e sair às ruas, a menos que seja por necessidade muito imperativa; suspensão do transporte público; e fechamento de empresas e shopping centers.
A direção do país está empreendendo grandes esforços para acelerar a campanha de vacinação. Dos quase 98 milhões de vietnamitas, menos de três milhões receberam as duas doses que completam o esquema de imunização.
mgt / asg / hb