Os participantes da primeira reunião realizada na última segunda-feira, liderados pela vice-presidente, Raquel Peña, concordaram em discutir as reformas propostas e acrescentar a que se refere às leis eleitorais, algo que não estava inicialmente incluído. A questão foi proposta pelo Fórum Permanente dos Partidos Políticos, que também sugeriu a criação de um Código Eleitoral, com o acordo do Conselho Econômico e Social, que estava no centro das conversações.
No diálogo foi acordado que para a próxima reunião (15 de setembro), o governo apresentará uma proposta concreta sobre as reformas incluídas nas conversações.
As mudanças delineadas com o Chefe de Estado têm a ver com transparência e institucionalidade, o setor elétrico, água, Polícia Nacional, modernização do Estado, educação, seguridade social, transporte, transformação digital, reforma tributária, trabalho e mercado de hidrocarbonetos.
Também nas notícias dos últimos sete dias estava a doação pela República Dominicana ao Haiti, Honduras e Guatemala de 505.000 doses da vacina anti-Covid-19.
Até agora as encomendas são: 100.000 doses para o Haiti, 101.000 para Honduras e 304.000 para a Guatemala.
As autoridades haitianas ordenaram o lançamento imediato de um programa de cooperação internacional para ajudar esses países afetados pela distribuição internacional injusta e desigual de vacinas.
Em um comunicado à imprensa, a Presidência lembrou que o país se beneficiou da solidariedade internacional quando a Índia enviou 30.000 doses de vacinas, seguida pela China com 50.000 injetáveis, o que permitiu o início do Programa de Vacinação.
Por fim, o governo da ilha média apontou que a pandemia mostrou como só estaremos protegidos quando todos nós formos vacinados.
ga/ema/vmc