5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Estado de Calamidade por Covid em exame por congresso guatemalteco

Estado de Calamidade por Covid em exame por congresso guatemalteco

Guatemala, 4 set (Prensa Latina) O Congresso da Guatemala se reúne hoje para examinar o Estado de Calamidade Pública decretado pelo Presidente Alejandro Giammattei a fim de mitigar a Covid-19.

Allan Rodríguez, presidente do órgão legislativo, convocou os deputados a partir das 14h00, hora local, após receber ontem o Decreto Governamental 8-2021, que contém um grupo de disposições endossadas em uma reunião do Conselho de Ministros na última quinta-feira para tratar da terceira onda da doença e da atual crise hospitalar.

Em uma mensagem na televisão nacional, Giammattei explicou que as medidas estão de acordo com as recomendações enviadas pela Comissão de Saúde do Congresso e um grupo de médicos e especialistas a fim de reduzir o aumento do número de infecções, entre quatro e cinco mil por dia desde julho.

A implementação de um toque de recolher parcial noturno por 30 dias a partir de hoje, um dos pontos mais controversos, assim como restrições de capacidade em centros comerciais, lei seca e proibição de eventos esportivos e culturais pessoalmente, incluindo atividades religiosas, são algumas das decisões previstas.

Também está incluída uma estratégia de rastreamento e detecção de contágios, assim como vacinação em comunidades com alta densidade populacional, que começará neste sábado nos municípios de Villa Canales, San Miguel Petapa, Villa Nueva e colônia La Bethania, na capital.

Funcionários do Sistema Integrado de Saúde (Sias) do Ministério da Saúde Pública e Assistência Social serão apoiados pelos Ministérios da Defesa Nacional e do Interior, juntamente com o Coordenador Nacional de Redução de Desastres, para irem de casa em casa e entregarem kits de remédios para casos levemente positivos.

De acordo com Bernardo Mazariegos, diretor da Sias, o objetivo é abordar os lugares onde eles veem que a cobertura de imunização não é a esperada devido ao horário limitado de abertura nos postos ou à má comunicação institucional.

‘Sei que é impossível apresentar uma solução que tenha 100% de aprovação de todos os setores do país, mas como presidente e representante da unidade nacional, tenho a obrigação de tomar decisões que protejam a vida e o bem comum’, argumentou Giammattei em sua mensagem ao público, a quem ele pediu compreensão.

Ele estendeu o apelo à legislatura, que na semana passada rejeitou esmagadoramente outro Estado de Calamidade Pública, amplamente criticado por suas propostas ineficazes para conter a pandemia, de acordo com os debates.

msm/mmc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES